sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Escolaridade em Ciclos





Podemos ver abaixo algumas explanações de trechos do texto escolaridade em ciclos de Claudia Fernandes que foi trabalhado de forma de debate em sala de aula para melhor entendimento dos ciclos:


“As justificativas para a implantação dos ciclos eram semelhantes: o processo ensino aprendizagem deveria ser continuo e sem retrocessos e desenvolver-se por meio de metodologia que contemplasse esses princípios, sendo assim a avaliação deveria ser também um processo continuo”. (Pág. 27).

*Esse parágrafo nos mostra que o ciclo é algo continuo que não devem ter quebras e que tenha uma metodologia que se complemente ao passar de ano para que seja um processo completo, ao contrario os ciclos podem ser um fracasso. As escolas cicladas são bem diferentes, elas são divididas pelos anos, caso não aprenda o determinado para aquele ano fica reprovado.


“As diversas experiências existentes na tentativa de superação do fracasso escolar têm focado mais as mudanças nos sistemas de avaliação e promoção dos alunos do que em uma mudança mais ampla dos currículos, seja na organização do tempo e do espaço escolar, na seleção, na reorganização ou na seqüência de conteúdos”. (pág. 29).

* Essa passagem nos mostra que as tentativas de superação do fracasso escolar somente visam à avaliação e a promoção, não percebendo que para essa superação não basta que altere a avaliação e promoção, mas também amplifique o currículo de forma que possa melhorar a aprendizagem e que envolva mais o aluno, porem ainda não conseguimos nos livrar de antigas organizações, hábitos e concepções para que se possa acabar com o fracasso escolar


“Sendo a escola o lugar de perpetuação da cultura, dos saberes e dos valores de dada sociedade, não pode se eximir de tais compromissos e ser responsável pela exclusão, evasão e fracasso de seus alunos, pois, nesse caso, estará sendo incoerente com seus princípios e falhando em sua função social”. (pág. 33).

* No trecho referido podemos notar que a escola como é responsável pela promulgação da cultura e do conhecimento, a escola não pode deixar de se ausentar da culpa caso o aluno venha fracassar, ou seja, a escola é culpada em parte pela falha de seus alunos. Havendo a falha do aluno a escola falha no âmbito do seu papel perante a sociedade visto que ela é responsável pela perpetuação do conhecimento.


“Os ciclos permitem que todos os estudantes possam atingir os mesmos objetivos, mas com percursos diferenciados ao longo do tempo no ciclo”. (Pág. 43).

*Nesse trecho do texto a autora mostra que os ciclos permite uma aprendizagem de diversas formas no qual o aluno conseguira chegar no objetivo em seu tempo e de sua forma, sendo assim o aluno pode descobrir formas mais condizente com sua realidade e seu modo de pensar, diferentemente das escolas de hoje que o aluno tem um tempo exato para atingir os objetivo.


“Os elementos da cultura escolar estão inseridos em contexto e processos sociohistórico específicos” (Pág. 48).

*Cada escola por estar inserida em uma determinada região carrega em si um pouco da historia, dos costumes e tradições dessa sociedade, assim as formas de ensino podem variar de acordo com cada escola, porem muitas escolas ainda não utilizam a cultura do aluno para o ensino.


Um comentário:

  1. Aline, é sempre importante que você contextualize a atividade... Isso signfica informar como se desenvolveu a atividade e qual era o seu objetivo. Além disso, é sempre importante que busque, de alguma forma, estabelecer contatos com a realidade, procurando refletir de modo a integrar teoria e prática. Ok??

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