segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Ciclos de Formação: Uma Proposta Transformadora

No texto Ciclos de Formação: Uma Proposta Transformadora, nos capítulos 1º ciclos de formação o que significa e 2º qual o conflito entre a tradição e a transformação nas praticas docentes?, trabalhado em sala de aula na forma de confecção de cartazes e debates. Mostra-nos que o ciclo de formação traz uma nova concepção de escola nos quais crianças e adolescentes tem direito a uma aprendizagem formal de acordo com sua idade. Tendo pesquisas na sociedade para construção do planejamento escolar.


Tal planejamento é chamado complexo temático (tem como referencial o planejamento do ensino por “complexo” propostos por Pistrak, acrescendo das discussões por Paulo Freire quando trabalha sobre o tema gerador). Sua construção inicial foi na Escola Municipal Monte Cristo em Porto Alegre. O complexo temático propõe um rompimento com os conteúdos preestabelecidos da escola tradicional.

Só houve um estudo por parte dos professores sobre o ciclo de formação após uma publicação básica: no caderno nº 9 de dezembro de 2006. Essa publicação se dividiu em 2 partes: na primeira a proposta político educacional para organização do ensino e dos espaços tempos na escola municipal, na segunda parte traz o regimento escolar, conhecido na rede municipal como regimento referencia, pois é a partir dele que as escolas estudaram, organizaram e propuseram a mantenedora seu próprio regimento.

Cada fase da criança há um desenvolvimento como diz diversos pensadores como Vygotsky dentre outros.

Não somente há idade é considerada necessária para que a aprendizagem escolar ocorra mais também o contexto cultural de cada aluno, desta forma se propõe uma pesquisa sócio-antropológica para formação do currículo.

Para Wallon a escola ciclada deveria trabalhar com experiências, integração de atividades, diversidade, adaptação, orientação, e conhecimento das representações.

O conhecimento trabalhado na escola é uma pequena parte da realidade que é ensinada na escola.

O discurso central da aprendizagem é entre ela e o desenvolvimento.

A questão da zona proximal se diferencia de um estudante para o outro, sendo assim aluno de mesma idade podem ter desenvolvimentos diferentes.

A reprovação causa no aluno uma barreira psicológica emocional que prejudica a aprendizagem do aluno.

As escolas organizadas por ciclo de formação no período de 1994 a 2000 apresentavam espaços alternativos para favorecer a aprendizagem.

Essa escola não reduz o custo pelo menos no que diz respeito aos aspectos financeiros.

Podemos perceber que atualmente os ciclos de formação devem vir acompanhados de espaços alternativos de apoio à aprendizagem, pois como vimos no texto da autora Andréa Krug nas escolas municipais de Porto Alegre esses espaços de apoio a aprendizagem ajudam aos alunos a se desenvolverem livres em seus ritmos.


2 comentários:

  1. Aline, a reflexão está interessante. Entretanto, é importante que você contextualize, em seu texto, o trabalho que foi desenvolvido, focalizando, claramente, quais (ou qual ) textos foram o foco da reflexão. Ok? Além disso, é importante buscar, sempre, conexões com a realidade, com a prática. Mesmo que você não atue na área, procure estabelecer contato com a realidade. A apresentação das fotos nos slides ficou bastante criativa e interessante. Parabéns! Você já está dominando as tecnologias!! (EEhhhh... acredito eu!)

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  2. Vejo que promoveu mudanças em seu texto. No início, ainda há uma certa confusão sobre o que foi realizado, mas melhorou em relação ao anterior...

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