domingo, 13 de junho de 2010

Indagações sobre Currículo - Currículo e Desenvolvimento Humano (Elvira Souza Lima)

A escola tem um papel primordial para a formação da criança de garantir a sua socialização e a transmissão das aquisições da humanidade. Na historia da humanidade, podemos ver que desde a invenção da escrita percebemos a instituição escolar, assim havendo uma relação intima entre a escola e a escrita.


A aceleração da mudança das informações, inovações tecnológicas e instrumentais mudou profundamente o desenvolvimento da cultura. O currículo não é algo recente já existia na época da Grécia e do Egito e muitos destes componentes curriculares transpassaram os séculos devendo assim visar à humanização (referente ao desenvolvimento cultural) de todos.

O desenvolvimento humano se divide em períodos como infância, adolescência, maturidade e velhice, nesses períodos se desenvolvem diversas formas de comportamento e aprendizados como a línguas variadas, dentre outros.

A ação da criança depende de seu desenvolvimento orgânico e o meio em que vive fazendo com que forme sua identidade cultural. O desenvolvimento cultural tem sido diferente as gerações anteriores, pois com a chegada de inovações tecnológicas e a maior facilidade de obter informações, repercute no desenvolvimento de funções psicológicas.

A função simbólica é responsável pela construção de significados e acumulação de conhecimento que variam de acordo com o período de desenvolvimento, sendo uma atividade básica das ações escolares.

A realização da percepção é realizada pelos cinco sentidos, desta forma o ensino deve mobilizar varias dimensões da percepção para que o aluno guarde os conteúdos na memória de longa duração.

Uma das dificuldades do pedagogo é na formação de novos conteúdos, pois como transformar essas memórias de curta duração em uma longa? E segundo autora uma forma é a recapitulação do conteúdo afim de que o aluno transforme-a esse conteúdo em memória de longa duração. A memória esta sempre presente na vida do ser humano, ao utilizarmos varias vezes durante a nossa vida, porém a memória tem três momentos: a de arquivar, a de evocar e o de esquecer, também podemos classificar a memória em mais dois tipos: quanto ao tempo: curta duração e longa duração e quanto à natureza implícita, explicita e operacional.

A nossa capacitação de inventar e criar vêm da nossa imaginação, é uma das nossas funções psicológicas mais independentes das nossas funções. A imaginação não esta desagregada da memória e na verdade a imaginação é uma construção sendo parte da aprendizagem, pois quando se imagina faz conexões com as suas memórias, assim ao se estimular a imaginação do aluno podemos conectar o conteúdo do aprendizado com as suas memórias.

As vivências vividas pela criança na escola se interagem com as experiências e conhecimentos do seu cotidiano, no seu lar com a família, relação de amizade, etc. No processo de aprendizagem a criança utiliza se de todas as possibilidades, variações, de relação e ligação com as informações recebidas com as suas experiências, dos conhecimentos armazenados e que variam com o tempo em que se dá esse desenvolvimento.

A escola utiliza estratégias para desenvolver a criança. Essas estratégias modificam-se e tomam importância diferenciada de acordo com a fase que a criança está vivenciando, portanto não é qualquer proposta que leva a aprendizagem.

Os conteúdos, as informações e as atividades para o atual desenvolvimento da criança devem servir de suporte em todas as situações da vida, não ligadas somente a matéria ou disciplina, mas para desenvolver também o senso crítico que levam a decisões na vida cotidiana.

Na elaboração de um currículo deve-se levar em consideração que toda a criança tem seu desenvolvimento indo ou não a escola e que este deve partir para novas aprendizagens se utilizando dessa bagagem que já existe na criança para promover o desenvolvimento humano. Podemos dar como exemplo no papel da escola: a criança será aprender a composição das cores como se formar o marrom, o laranja, o cinza.

No currículo devem estar envolvidos o conteúdo da área de conhecimento e as atividades necessárias que levam a formulação do conhecimento e que necessitada intervenção do professor para ser desenvolvido. Cabe ao professor na sua relação com o aluno a partir das suas informações e experiências desenvolver tarefas que consolidem as formas de atividades que levam a aprendizagem. A principal atividade é a cultura. As demais atividades fundamentais para aprendizagem dos conhecimentos escolares são: observação, registro, organização, relato, comunicação.

A observação já é utilizada nos primeiros anos de vida da criança, o educador pode usar essa pratica em seu processo de ensino e avaliação. O registro preserva o que foi observado pode ser feitos por desenho, escrita, fotografia gravador e vídeo, é importante que o professor faça do registro hábito de estudos. Algumas possibilidades de organização são mapas, desenhos, diagramas, maquetes, montagens, modelagens, esculturas essas podem ser uma atividade de pensamento externalizada ou visar uma comunicação ao outro. O relato é uma narrativa com consistência interna, coerente e sequência lógica. O habito de fazer relatos escritos tem a função de desenvolvimento humano. A comunicação pode ser oral, escrita, imagética. Toda as formas de comunicação são exercícios importantes para o aluno em todas as idades, permitindo agrupa-los numa mesma atividade.

Os conceitos são ampliados constantemente pelo ser humano, porque ele não só constrói o significado de uma palavra, mas toda a relação desse significado com a sua formação do conceito. A construção e o desenvolvimento dos conceitos dependem de varias retomadas a um mesmo conteúdo, pois o tempo de aprender não é determinado curto.

A interdisciplinaridade é a relação entre as áreas de conhecimento de acordo com o conteúdo e o que o ensino pode ser feito a partir desta perspectiva. Essa relação existe, mas os conceitos de cada área do conhecimento são construídos a partir da relação com o conhecimento sistematizado que caracteriza cada disciplina, já a interdisciplinaridade interna se dá quando há interseção de elemento que apóiam a formação de conceito ou levam a ela. Para promover o desenvolvimento humano o currículo deve atender a esta interdisciplinaridade interna quando a cultura e as artes se juntam ao conhecimento formal no nível de categorias de pensamento e formação de conceitos.

O desenvolvimento das artes datam de milênios e proporcionaram desenvolvimento cultural. Esse desenvolvimento foi possível pela escrita que permitiu o registro.

Na arte o ser humano é visto como um ser integral enquanto que na educação ainda se busca este integra, pois se fala do aluno em seus aspectos: emocional, social, afetivo e cultural. Assim a arte na escola engloba formas de ação necessárias para que o currículo leve ao desenvolvimento na escola.

A construção do conhecimento na escola deve envolver o educando, o educador e o conhecimento organizado e não pode se limitar a só transmitir o conhecimento, mas deve abranger com totalidade o conhecimento posto. Juntamente com o conteúdo é necessário formar no educando os métodos para aprender e desenvolver nele o direito para usar das fontes de conhecimento formal.

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