segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Ciclos em revista: A Construção de uma Outra Escola Possivel - Volume 1

O texto ciclos de formação: uma nova escola é necessaria e possivel de Jose Clovis de Azevedo publicado no livro ciclo em revista, foi trabalhado em sala de aula atraves de construção de cartazez e debates.



Compreende-se que a avaliação na ação educativa é o ponto das contradições. No sistema de ciclos são utilizados todos os instrumentos de avaliação, inclusive prova e testes, mas não se atribui nota ao aluno porque o objetivo não é medir nem fazer seleção. O grande objetivo é superar a escola tradicional de acordo com novas concepções de organização da escola, currículo, organização de ensino e avaliação. O educando não pode ser punido, por meio de retenção, pelo o que não aprendeu, a escola cidadã valoriza as aprendizagens adquiridas, assumindo e mobilizando as energias da teoria e da pratica acumuladas pelos que compõe a comunidade escolar para promover a aprendizagem continua.

2 comentários:

  1. Aline, as reflexões estão boas. A apresentação ficou boa, também. Você poderia ter aprofundado um pouco mais e estabelecer relações com a prática, mas não percebi estas relações...

    ResponderExcluir
  2. Aline, de modo geral, vocÊ consegui desenvolver bem seu portfólio, demonstrando avanços em suas aprendizagens e evidenciando o que aprendeu e como aprendeu. Em relação aos propósitos, considero que você conseguiu desenvolvê-los bem, considerando que os propósitos 2 e 5 necessitariam de maior aprofundamento. Em relação aos descritores, considero que você, de modo geral, atendeu de forma adequada e, dentro do possível, conseguiu atendê-los bem. Enviarei sua nota pelo e-mail.

    Abs e boas férias.
    Ivan

    ResponderExcluir