domingo, 4 de julho de 2010

Crítica ao Filme da Disney

O filme da Disney “O Corcunda de Notre Dame” apresenta no seu conteúdo uma serie de problemáticas que logo no inicio do filme, podemos notar o preconceito contra ciganos que no filme são tratados como ladrões e por isso perseguido pelo poder máximo da sociedade, o preconceito contra os deficientes que são julgados pelo seu estereótipo e por serem diferentes acabam excluídos da sociedade.


Ainda na discussão sobre o preconceito a pessoa deficiente no filme se apresenta um quadro no qual se tortura e humilha publicamente um deficiente físico, essa visão excludente acaba por deturpar a maneira como a criança enxerga as pessoas, pois ao se condenar tudo àquilo que é diferente se acaba estimulando o preconceito. Porem junto com esse cenário também pode ver que se insere um ideal de solidariedade.

Alem dessa questão apresentada temos que destacar também a subordinação aos superiores e a dominação, e nesse caso se expressa de varias maneiras uma delas é manipulação da verdade que é uma forma de dominação. E a outra forma de dominação é através das relações de poder. Tal forma de dominações é demais prejudicial, pois o uso de mentiras como forma coercitiva faz com que as crianças acreditem que mentir é de certa forma valido no momento que ela precisaria se safar de qualquer situação.

Perante a essa dominação exercida pelos meios coercivos temos o surgimento de um pensamento critico a justiça e a reivindicação dos direitos como uma forma de escapar da repressão exercida pelo poder máximo que era representado pela autoridade religiosa. Essa forma de luta pelos direitos se da através das ações que se utiliza de uma forte aclamação pelos direitos.

Mediante a essa reivindicação o poder máximo resolve terminar o confronto de forma violenta e cruel e diante a essa repressão fortíssima surge à união e a lealdade de amigos unidos com a determinação de se alterar o quadro de opressão. E diante desse panorama e que podemos perceber que a união pode alterar as piores situações, e assim todas as verdades são reveladas, pois quando se acaba com a opressão tudo é esclarecido. Por fim mesmo com todas as dificuldades há uma aceitação por parte de todos os amigos e pessoas que lutaram para acabar com a repressão.

Um comentário:

  1. Aline, vc fez boas relações do filme com aspectos polêmicos que fazem parte do nosso cotidiano. Fazer estas reflexões ajudam o professor a selecionar melhor os objetivos, os conteúdos e as atividades que servirão para desenvolver o pensamento crítico das crianças.

    ResponderExcluir